Confesso que ao longo da minha carreira de 20 anos já, esse ano foi o que mais atendi mulheres na realização de exame para investigação de endometriose.
Talvez o fato de uma artista famosa, como Anitta, e outras mulheres públicas também relatarem que descobriram a doença, ajudou a tornar o assunto mais conhecido. É um ponto muito positivo, pois a endometriose é uma doença que geralmente demora anos para que a mulher obtenha o diagnóstico.
Mas por que demora tanto?
Há vários fatores, já que a endometriose pode se manifestar de formas diferentes entre as mulheres. Como na adolescência algumas jovens costumam sentir muita cólica durante a menstruação, acabam achando que a dor é “normal” do período.
Na fase adulta, é muito comum as mulheres só descubram que tem endometriose por causa da dificuldade de engravidar, ignorando sintomas como dor durante a relação sexual, dor para urinar (parecido com uma infecção urinária), cólica muito forte…
Uma coisa é certa – sentir dor não é normal. Esses desconfortos devem ser relatados ao seu médico e, também destaco, a importância de realizar o exame de mapeamento da endometriose com um especialista em ultrassonografia, pois temos experiência na identificação dos sinais e em não deixar o problema passar despercebido. Quanto mais cedo a mulher souber que tem o problema e iniciar o tratamento, menos risco de a doença progredir.