Costumo dizer que a Endometriose e a Adenomiose são “primas”, apesar de as causas específicas ainda serem desconhecidas, essas doenças têm uma correlação que parece estar ligada à exposição prolongada aos hormônios femininos e a questões multifatoriais.
Os sintomas e a localização do tecido endometrial é que diferenciam as doenças.
SINTOMAS DA ENDOMETRIOSE
Os sintomas comuns incluem dor pélvica (especialmente durante a menstruação), cólicas menstruais intensas, dor durante ou após a relação sexual, e impacto na fertilidade.
SINTOMAS DA ADENOMIOSE
Caracteriza-se por menstruações dolorosas e intensas, cólicas menstruais fortes, sangramento menstrual prolongado, e um útero aumentado e dolorido. Pode também contribuir para a infertilidade.
LOCALIZAÇÃO DA ENDOMETRIOSE
O tecido endometrial – que reveste o útero e cuja descamação gera o sangramento menstrual – sai da cavidade uterina e cresce em outros órgãos.
LOCALIZAÇÃO DA ADENOMIOSE
O tecido endometrial cresce na parede do útero. Este crescimento pode causar um espessamento da parede uterina.
EXAME
O Mapeamento Pélvico Transvaginal já está consagrado como excelente método para a avaliação da presença de endometriose profunda e da adenomiose. Através do exame de imagem é possível avaliar a suspeita diagnóstica e a definição da opção terapêutica mais adequada para o controle da doença.
Sou médica especialista em acompanhamento ultrassonográfico de mulheres com endometriose e com dificuldade de engravidar (exames ultrassonográficos para infertilidade).