A endometriose é uma doença que acomete cerca de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva. Daí a dúvida mais comum, quem tem endometriose pode engravidar?
A infertilidade é um sintoma comum da endometriose. 2 em cada 5 mulheres com dificuldades para a gestação têm endometriose. A inflamação, as alterações anatômicas e cicatrizes associadas à doença podem afetar a fertilidade, porque podem causar aderência dos órgãos pélvicos (os órgãos ficam “grudados”), dificultando a chegada de óvulo no útero.
No entanto, com o tratamento, muitas mulheres podem preservar a fertilidade, principalmente naqueles casos em que as tubas não tiverem sofrido obstrução.
SINAIS DE ENDOMETRIOSE
A endometriose acontece quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce para fora do órgão. Os fragmentos vão parar no ovário, nas trompas e até em regiões vizinhas (intestino e bexiga). Mesmo deslocado, o tecido excedente é estimulado a crescer e, na hora da menstruação, descama junto com o endométrio original. A partir daí, surgem as cólicas intensas, o desconforto, dor nas relações sexuais e, com o tempo, podem surgir aderências e dificuldades para engravidar.
Além das cólicas, a endometriose pode causar dor para urinar, dor pélvica crônica, dor nas costas, nas pernas e nos ombros e dor durante a relação sexual. Se tiver essas dores recorrentes, é hora de buscar um médico especialista para investigação de endometriose.
EXAME PARA DETECTAR ENDOMETRIOSE
O Mapeamento de Endometriose é um exame realizado via ultrassom que auxilia na pesquisa e identificação das lesões de endometriose. Por meio deste exame, é possível identificar a presença de endometriose em todos os compartimentos da pelve (anterior, médio e posterior) e localizar os focos de lesões para planejamento terapêutico.
Sou médica especialista em acompanhamento ultrassonográfico de mulheres com endometriose e com dificuldade de engravidar (exames ultrassonográficos para infertilidade). Ao fazer esse tipo de exame, eu utilizo equipamentos modernos que permitem informações importantes na definição de diagnósticos e tratamentos.