Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de endométrio fora do útero. O endométrio é a camada que reveste internamente a cavidade uterina e é renovado mensalmente por meio da descamação durante o fluxo menstrual. Em algumas situações, este tecido, além de ser eliminado em forma de menstruação, volta pelas trompas, alcança e se deposita na cavidade pélvica e abdominal, formando a doença que, por vezes, é de carácter crônico e progressivo.
SINTOMAS DA ENDOMETRIOSE
Você sente cólicas menstruais tão intensas que a impedem de realizar atividades diárias? Seu fluxo é completamente irregular? Seu intestino não funciona bem?
Caso tenha respondido positivo para alguma dessas perguntas, atenção! Você pode ter endometriose.
As duas principais queixas de dor em pacientes com endometriose são a cólica menstrual e a dor durante a relação sexual.
O tecido do endométrio, mesmo fora útero, continua sendo estimulado mensalmente pela ação dos hormônios do ciclo menstrual, isto provoca uma reação inflamatória que causa dor. A dor na relação sexual é causada pela inflamação decorrente de implantes de endometriose próximos ao fundo da vagina. Além disso, a endometriose pode comprometer nervos intensificando ainda mais os sintomas dolorosos.
Toda a mulher com sintomas de dor pélvica, cólicas intensas no período menstrual ou dor durante e após a relação sexual deve procurar um médico para investigação de endometriose.
CAUSA DA ENDOMETRIOSE
A principal causa é a menstruação, quanto mais ciclos menstruais a paciente tiver, maior o risco de ter a doença. Estresse, ansiedade e fatores genéticos ou ambientais também podem estar relacionados à incidência da doença. É provável que não exista uma única causa e sim uma série de fatores atuando simultaneamente para o desenvolvimento da endometriose.
TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE
Quando a mulher é diagnosticada com endometriose, o médico indica o melhor tratamento para cada caso, podendo ser medicamentoso, reposição hormonal e, em alguns casos, cirúrgico.
É importante ressaltar que endometriose tem tratamento, a mulher pode levar uma vida normal, tratando a dor física e os impactos emocionais. Sentir dor não é normal. A melhor forma de lidar com a doença é diagnosticá-la o mais rapidamente possível.
Sou médica especialista em acompanhamento ultrassonográfico de mulheres com endometriose e posso te ajudar. Agende aqui o seu exame.